Projeto Nome




Trabalhando com o nome próprio...

Material que o professor deverá fazer:
• Cartão de cartolina com o nome do aluno;
• Lista com o nome de todos os alunos que será afixado na parede;
• Folha mimeografada divididas em retângulos onde serão escritos os nomes de todos (inclusive o da professora).

Atividades com cartão de nomes:
• Chamar o aluno entregando seu cartão;
• Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;
• Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça;
• Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem identificar quem é.
• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;
• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;
• Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;
• Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;
• Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;

• Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;
• Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com essas letras móveis;
• Passar o dedo sobre as letras;
• Contar as letras do nome;
• O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de seu cartão deverá descobrir onde está escrito seu nome;
• Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou; (letra inicial; letra final, etc
• Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi
Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrevê-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;
• Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia.

Atividades em folhas:

• Pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;
• Pintar de azul o nome da professora;
• Pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras...
• Cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;
• Circular a 1ª letra de seu nome, ou a última, ou outra que a professora pedir;
• O mesmo acima em todos os nomes;
• Pintar de laranja o nome do amigo que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás);
• Recortar os nomes e separá-los por sexo. Colar em fileiras contando quando há em cada uma;
• Recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o numero de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral.
• Recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora:
* Nomes com 5 letras;
* Nome dos alunos de uma determinada fileira;
* Nomes dos homens;
* Nomes das mulheres;
* Nomes com mais de 6 letras;
* Nomes com menos de 5 letras.

PROJETO NOME

JUSTIFICATIVA: A formação da identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome, por isto faz-se necessário a elaboração deste projeto.

OBJETIVO COMPARTILHADO: Elaboração de um álbum coletivo, que traga informações sobre a criança.

DURAÇÃO: Três meses. Duas vezes por semana no 1º mês
Uma vezes por semana no 2º mês

PÚBLICO ALVO: crianças entre 4/6 anos.

O QUE SE ESPERA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM:
-Que a criança identifique e conquiste a grafia do nome;
-Reconheça o próprio nome;
-Escreva o próprio nome (com ou sem ficha);
-Adquiram noções de matemática;
-Identificar ou reconhecer as letras do alfabeto;
-Identificar o nome das diversas situações do cotidiano;
-Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo, nas situações em que isso se fizer necessário;
-Que elas aprendam à escrita do próprio nome em situações em que forem necessários;
-Ter contato com as letras, com a formação do nome.

CONTEÚDO:
- Identificação do nome;
- Representação escrita do nome;
- Regras de convívio social;
- Socialização.

O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
-Construção da rotina;
-Elaboração do contrato didático;
-Organização do espaço de trabalho;
-Organização do material utilizado;
-Levantar pesquisa junto aos pais;
-Confecção dos crachás;
-Registro das atividades para avaliação.
RECURSOS MATERIAIS:
-Papel cartão, sulfite, caneta hidrocor, alfabeto móvel, tiras de tecido, de algodão, lápis colorido, giz-de-lousa.

AVALIAÇÃO: Durante a realização das atividades, através do registro, e observando o desenvolvimento das crianças.

Créditos: www.projetospedagogicosdinamicos.com

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  • Colocar os procedimentos de utilização na capa da agenda;
  • Utilizar a agenda para comunicados aos pais, ocorrências e advertências, questões que não dizem respeito às atividades das crianças;
  • Não esquecer de colocar a data de cada comunicado;
  • Manter a agenda na mochila permanentemente;
  • Orientar a criança no sentido de não arrancar as folhas e os comunicados.
3. Uso da agenda escolar
  • Atividades programadas;
  • Solicitação para eventos, projetos, materiais para trabalhos;
  • Deverá passar pela vistoria do professor;
  • Criança que não tem agenda – comunicar aos pais por escrito;
  • Quando a criança trouxer a agenda, deverá passar para ela as anotações do caderno;
  • A agenda deverá ser utilizada apenas pela criança;
  • Exigir da criança o cuidado e o asseio com a agenda.

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