PÃO TARTARUGA

Pão tartarugaPão tartaruga

Um pão no formato de uma tartaruga. A massa é simples, típica de um pão branco normal. As crianças gostam de ajudar a prepará-lo! É pura diversão! Essa receita rende um pão.

Ingredientes

7 g de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (120 ml) de água morna (45O.C)
1/2 xícara (120 ml) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 ovo
3 xícaras (375 g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 uvas-passas para decorar

Modo de preparo

1.Em uma tigela pequena, dissolva o fermento na água morna. Deixe essa mistura descansar até ficar cremosa, durante cerca de 10 minutos.
2.Aqueça o leite em uma panela pequena até começar a borbulhar. Depois, retire-o do fogo. Acrescente a manteiga e mexa bem até derretê-la. Deixe essa mistura esfriar até ficar morna.
3.Em uma tigela grande, junte a mistura de fermento com o leite frio, a manteiga, o ovo, 250 g de farinha e o sal. Bata bem os ingredientes. Acrescente a farinha restante, um pouco de cada vez, mexendo bem após cada adição. Quando a massa estiver unida (isto é, “der liga”), vire-a sobre uma superfície levemente enfarinhada. Sove-a até ficar macia e flexível, durante cerca de 8 minutos. Depois, cubra-a e deixe-a descansar por 10 minutos.
4.Divida a massa em sete pedaços: um círculo com 5 cm de diâmetro, cinco círculos com 2,5 cm de diâmetro, e o restante em um círculo grande.
5.Coloque o círculo maior em um tabuleiro levemente untado e achate-o um pouco. Faça com que os quatro círculos de 2,5 cm se transformem nos “pés” e um no “rabinho” da tartaruga. Já o de 5 cm deve se transformar na “cabeça”. Prenda cada círculo, achatando a extremidade que se liga ao corpo, molhando-a um pouco com água e grudando-a embaixo do corpo da “tartaruga”. Coloque as uvas-passas na cabeça para serem os “olhos”.
6.Cubra a tartaruga com um pano de louça limpo e úmido. Deixe a massa crescer por 20 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200O.C.
7.Com uma faca afiada, faça cortes cruzados para criar o “casco” da tartaruga. Por fim, use uma tesoura para fazer a “boca”. Asse esse pão a 200ºC por 20

Comentários