Link-me

Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Receita na sala de aula/ 1° ANO



Por que trabalhar com receita?

A receita é um gênero que possui forte apelo cultural. Ë comum às pessoas passarem receitas umas às outras. Se as receitas são passadas oralmente, poderíamos então nos perguntar: por que trabalhar com receitas escritas? Em primeiro lugar, porque dessa forma pode-se ampliar ainda mais o repertório de possibilidades culinárias, pois só sabemos de cor aquelas receitas que fazemos freqüentemente. Além disso, possibilita uma maior autonomia para as pessoas que cozinham. Mas a justificativa mais importante que sustenta o trabalho com receitas nos anos iniciais do ensino fundamental é o fato de que se trata de um gênero que já é trabalhado na escola por apresentar uma estrutura menos complexa que os outros e que compartilha de certas propriedades de outros gêneros do discurso (como instrução de jogo, instrução de montagem, bula de remédio, regulamento, leis, etc. e até mesmo a constituição). A idéia, então, é começar por um gênero que seja menos complexo para que, nos outros anos escolares, se possa trabalhar com gêneros mais complexos que partilhem de semelhanças com as receitas.

Um comentário:

  1. Eu gosto muito de trabalhar com receitas. É um tipo de cultura interessante, pois trabalhamos com receitas típicas de uma região e assim propiciamos a participação de todos. Ao pedirem ajuda dos pais em casa com receitas que as mães fazem, as crianças conseguem trazer para a aula a participação da família.

    ResponderExcluir