Sondagem da Escrita

SONDAGEM

IMPORTANTE: Esta postagem é realmente muito apropriada para o professor alfabetizador, assim, não resisti à tentação de copiá-laintegralmente.  O texto  é de autoria de REGINA PIRONATTO.
1-Nível Pré - silábico

a) Fase Pictórica: a criança registra garatujas e desenhos.

Exemplo: > # ¨ {(FLOR) __))00 (MESA)

b) Fase Gráfica Primitiva: a criança registra símbolos ou letras misturadas com números.

Exemplo: NO21 (CARRO) WRV6N (ÁRVORE)
c) Fase Pré-Silábica: a criança começa a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos. Exemplo: TRAQ (CASA) AIVNOAXE (ABACAXI)

2. Nível 2: Silábico: a criança conta os “pedaços sonoros”, isto é, as sílabas, e coloca um símbolo (letra) para cada pedaço. Essa noção de cada sílaba corresponde a uma letra e  pode acontecer com ou sem valor sonoro convencional.

Por exemplo: AO ( GATO ) ou GT ( GATO ) c/valor sonoro
LI (GATO) ou EI (GATO) s/ valor sonoro

3. Nível 3: Silábico- Alfabético: é um momento conflitante, pois a criança precisa negar a lógica do nível silábico. É quando o valor sonoro torna-se imperioso e a criança começa a acrescentar letras, principalmente na primeira sílaba.

Por exemplo: TOAT (TOMATE)

4. Nível 4: Alfabético: a criança reconstrói o sistema lingüístico e compreende a sua organização.

Exemplo: ela sabe que os sons L e A são grafados LA e que T e A são grafados TA e que, juntos, significam LATA.

5. Ortográfico : a criança apresenta-se na fase alfabética e necessita de intervenção do professor na ortografia.

Exemplo : conheceno; convesa;lipesa; vamus; pasarino; aí ele passo lá; aí ele foi juto
o pedlero é ipotate pala noise.
meupaiconeçel um muler oteme. (hipersegmentação)
o pa as ri no fo avu andu no cel. (hiposegmentação)

REALIZANDO UMA SONDAGEM
AS INVESTIGAÇÕES SOBRE A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA PERMITEM AO PROFESSOR ATUAR COMO MEDIADOR NO PROCESSOR ENSINO-APRENDIZAGEM E FORNECEM PISTAS PARA O APRENDIZ TORNAR-SE ALFABÉTICO. NESSE PROCESSO, A SONDAGEM DIAGNÓSTICA CAPACITA O EDUCADOR A CONHECER AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS ENVOLVIDAS.
PARA REALIZAR UMA SONDAGEM ESCOLHE-SE QUATRO PALAVRAS (UMA POLISSÍLABA,UMA TRISSÍLABA,UMA DISSÍLABA E UMA MONOSSÍLABA(NESTA ORDEM) E UMA FRASE DE UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO.UMA DAS PALAVRAS DITADAS  DEVE APARECER NESTA FRASE.


EXEMPLO": Lista de animais
DINOSSAURO
JACARÉ
GATO
CÃO
O GATO DORMIU NA SALA.
Evitar palavras com sílabas contíguas como urubu, salada.
PEDE-SE ENTÃO,PARA QUE A CRIANÇA(atividade individual) ESCREVA DO JEITO QUE SOUBER. É IMPORTANTE PEDIR PARA QUE ELA LEIA, APONTANDO AS LETRAS E OS SINAIS CORRESPONDENTES À FALA. A PARTIR DO MATERIAL INVESTIGADO EM UMA SONDAGEM,PODE-SE REFLETIR SOBRE O PENSAMENTO DA CRIANÇA E PERCEBER SUA HIPÓTESE LINGUÍSTICA.
Esta sondagem deve ser realizada individualmente, na primeira semana de aula e a cada 15 ou 30 dias de acordo com a evolução da classe. É recomendável formar na sala grupos de trabalhos com hipóteses próximas.Esse agrupamento tem por finalidade a desestruturação das hipóteses pré-silábica, silábica e silábica - alfabética e por meio de conflito, assimilação e acomodação, chegar à hipótese alfabética
COMO A SONDAGEM DEVE SER UTILIZADA
* INSTRUMENTO PARA ANALISAR AS HIPÓTESES DA CRIANÇA A PARTIR DE ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS,COLOCANDO A CRIANÇA DIRETAMENTE EM CONTATO COM O DESAFIO DE ESCREVER.
* SUBSÍDIO PARA O PROFESSOR;
* INSTRUMENTALIZADOR DO PROCESSO;
* CONHECER O QUE A CRIANÇA PENSA DE FORMA GERAL SOBRE A ESCRITA,QUAL A LÓGICA QUE UTILIZA NO MOMENTO EM QUE ESCREVE;
* ANALISAR AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS A PARTIR DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA, QUE FAZ PARTE DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES (ELA SABE PORQUE ESTÁ ESCREVENDO E PARA QUE ESTÁ ESCREVENDO, ESTABELECENDO A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA;
* COLECIONAR PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS: COM ESSE MATERIAL É POSSÍVEL FAZER UM ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E FORMULAR INDICADORES QUE PERMITAM TER UMA VISÃO DA EVOLUÇÃO DA HIPÓTESE DE ESCRITA DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO.
OBJETIVOS DA SONDAGEM
*INSTRUMENTO PARA MAPEAR O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA;
* REORIENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA;
*MATERIAL DE PESQUISA PARA DEFINIR AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES;
* ELABORAR SEU PLANEJAMENTO, PROPONDO SITUAÇÕES CAPAZES DE GERAR NOVOS AVANÇOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS;
*OBTER DADOS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CADA CRIANÇA.
PALAVRAS do mesmo  Campo semântico para diagnóstico. Não esqueça a frase.
Partes do corpo
sobrancelha
cabeça ou barriga;orelha
perna ou braço;dedo;unha
pé ou mão
O menino machucou _ _ _ _

Material escolar
lapiseira;apontador
caderno ou caneta;massinha;mochila
livro ou lápis; papel; cola
giz

Animais
mariposa ou dinossauro;rinoceronte
formiga ou,esquilo, coelho
tigre ou onça;urso
cão ou rã
O tigre está na floresta

Flores
·crisântemo
· begônia
· rosa
· lis

Alimentos
espaguete
açúcar
leite
sal

Festa Junina
· bandeirinha
· pipoca
· bingo
· som

cômodo da casa
computador
estante
sofá
som

Doce
· gelatina;brigadeiro;pirulito
· paçoca;geléia
· pudim;torta
· mel; bis

Higiene
sabonete
escova
talco
gel

Temperos
· cebolinha
· pimenta
· alho
· sal

Ferramentas
· furadeira
· martelo
· chave
· pá

Brinquedos
· escorregador
· boneca
· bola
· pá

Sentimentos
· felicidade
· carinho
· amor
· paz

Bebidas
· vitamina
· refresco
· café
· chá

Escritório
· grampeador;computador
· caneta
· mesa;papel
· giz

Família
afilhado
madrinha
sogra
mãe

Utensílios de limpeza
aspirador
vassoura
balde

Algumas conclusões
Neste contexto é preciso que o professor possua conhecimentos e habilidades específicos, os quais lhe permitirão  dirigir e orientar com segurança as tentativas de escrita da criança,  identificar em que estágio do processo de apropriação do sistema a criança se encontra,  interpretar as hipóteses, selecionar e organizar dados, decidindo que aspectos devem ser priorizados e , acima de tudo, levar a criança a confrontar as suas hipóteses com as convenções e regras do sistema e a partir de tudo isso conduzi-la à escrita ortográfica.

Essa nova concepção exige um professor:
· Que aceite o pressuposto básico de que o aluno é sujeito do seu próprio conhecimento, ou seja, constrói seu conhecimento.
· Que esteja disposto a compartilhar e pedir ajuda a outros parceiros e professores.
· Que não esconda suas frustrações e progressos.
· Que seja investigativo e tenha a coragem de mudar
· Que aposte em sua própria capacitação, individual ou coletiva.
· Que se dê uma oportunidade, que faça a diferença

MAIS ALGUMAS LISTAS DE PALAVRAS:
1. VENTILADOR
2. CORTINA
3. MESA
4. GIZ
5. MINHA PROFESSORA USA GIZ NA LOUSA.

1. APONTADOR
2. CANETA (CADERNO)
3. LÁPIS
4. GIZ
  QUEBROU A PONTA DO MEU LÁPIS.
1. SUBMARINO
2. CAMINHÃO
3. CARRO
4. TREM
5. O ÔNIBUS LEVA MUITA GENTE.
1. RINOCERONTE
2. CAMELO
3. PERU
4. RÃ
  O CAMELO VIVE NO DESERTO.
1. JOANINHA
2. OVELHA
3. LEÃO
4. BOI
  O LEÃO É O REI DAS SELVAS.
1. BRINCADEIRA
2. ALEGRIA
3. SAÚDE
4. PAZ

 A MELHOR COISA NA VIDA É TER SAÚDE.
1. TORRADINHA
2. MANTEIGA
3. CAFÉ (LEITE)
4. PÃO (MEL)
5. AQUELA MENINA GOSTA DE PÃO COM MANTEIGA.
1. ESTÔMAGO
2. CABEÇA
3. PERNA
4. PÉ
  EM CABEÇA LIMPA NÃO TEM PIOLHO.

1. COMPUTADOR
2. REVISTA
3. RÁDIO
4. FAX
  NO RÁDIO TOCA MÚSICAS BONITAS.
1. NATUREZA
2. PLANETA
3. TERRA
4. FLOR
  O NOSSO PLANETA É MUITO BONITO.
1. PRIMAVERA
2. ANIMAIS
3. JARDIM
4. AR

 OS ANIMAIS PRECISAM DE CARINHO.
1. ESCOLINHA
2. BOLICHE
3. CORDA
4. PÁ
  EU GOSTO DE PULAR CORDA.
1. BRINCADEIRAS
2. DESCANSO
3. LIÇÃO
4. SOL
  O DESCANSO DAS FÉRIAS É MUITO BOM.
1. PIPOQUEIRO
2. QUADRILHA
3. BALÃO
4. SOM
  O PIPOQUEIRO VENDE MUITA PIPOCA.
1. REFEITÓRIO
2. ESCOLA
3. PÁTIO
4. CHÃO
  A ESCOLA É UM LUGAR BEM LEGAL

1. PANETONE
2. PRESENTE
3. SINO
4. LUZ
  NO NATAL TEM PRESENTE E PANETONE





Comentários