Modelos de pauta ou agenda para Reunião de Pais - Cuidados com o material escolar


Cuidados com o material escolar

As crianças podem e devem aprender a cuidar de seus objetos e daqueles que são dos outros desde pequenas. Inicialmente, precisarão da orientação dos adultos, que não deverão medir esforços para explicar, quantas vezes forem necessárias, que é preciso ter cuidado com tudo aquilo que é nosso e, também, do próximo. Mas, aos poucos, elas vão assumindo pequenas responsabilidades e ações mais zelosas tornam-se um costume. 

No ambiente escolar, os alunos precisam aprender a diferenciar um material seu e um de uso coletivo. Os dois merecem cuidados, mas talvez o segundo precise de atenção redobrada. 

Os livros que são levados pelo aluno para a casa, por exemplo, devem voltar para a sala de aula ou biblioteca  da mesma maneira que foram encontrados: sem rabiscos, sem amassados ou sujeiras. É essencial lembrar a criança que o mesmo material será levado por outro coleguinha no dia seguinte.

O mesmo zelo vale para os materiais de uso particular. Afinal, nenhum aluno gosta de chegar na escola sem o material que será usado naquele dia. Ou ainda, de não poder usar seu lápis para fazer a lição de casa porque o mesmo está sem ponta ou perdido. Esses pequenos detalhes fazem com que ele se atente mais e vá assumindo responsabilidades.

Nas séries iniciais, a mochila escolar é preparada pelos pais, mas os filhos vão aos poucos entendendo e lembrando o que precisam levar para a escola, qual a importância de um material e de outro e porque eles devem ser sempre bem cuidados. Esse tipo de aprendizado, se continuar sendo cultivado, certamente prevalecerá por toda a vida.


Comentários