quarta-feira, 14 de junho de 2017

AVALIAÇÃO PARA O 5º ANO DE PORTUGUÊS: CLASSIFICAÇÃO GRAMATICAL - ADJETIVOS, GRAU DO ADJETIVO, SUPERLATIVO, MAS OU MAS, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA, USOS DOS PORQUES

–––––––   Leia o texto abaixo:   ––––––––

Leia o texto abaixo e responda a questão 1, 2 e 3.
A aldeia do Moonfleet fica a menos de um quilômetro do mar, na margem direita ou ocidental do rio Fleet. Esse riacho, tão estreito no ponto em que serpenteia junto às casas que alguém ágil é capaz de saltá-lo sem a ajuda de uma vara, alarga-se mais adiante, no manguezal salgado abaixo da cidade, transformando-se por fim num lago de águas salobras. Esse lago só é bom para aves marinhas, garças e ostras, formando um ambiente que nas Índias costumam chamar de laguna. A laguna é separada do canal aberto por uma praia imensa e horrorosa, ou ainda por diques ou pedras dos quais falarei mais tarde. Quando era criança eu pensava que esse lugar se chamava Moonfleet porque nas noites quietas, fosse verão ou inverno, a lua brilhava com muita intensidade sobre a lagoa [...].

(J. Meade Falkner. Moonfleet — O tesouro do Barba Negra. Rio de Janeiro: Record, 2006. p. 22.)


 –––––––––   QUESTÃO 01   ––––––––––

Sobre o texto podemos afirmar que temos:

a.  (    ) um texto humorístico escrito em prosa; não verbal.
b.  (    ) Um texto narrativo, escrito em versos; narrador personagem
c.  (    ) Um texto descritivo, escrito em prosa; verbal e narrador observador.
 d. (    ) Uma fábula, escrita em versos; extra-verbal; narrador personagem.

 ––––––––   QUESTÃO 02   ––––––––––

Assinale a alternativa que apresenta em sequência os adjetivos descritos no texto,  referentes aos substantivos: riacho, manguezal, aves, noites.

a.  (    ) marinhas, felizes, largas, estreitas
b.  (    )  estreito, ágil, salgado, horrorosa.
c.  (    ) salgado, salobras, marinhas, escuras.
 d. (    )  estreito, salgado, marinhas, quietas.

–––––––––   QUESTÃO 03   ––––––––––

O adjetivo ágil encontrado no texto refere-se:
a.  (    )ao riacho
b.  (    )  à alguém
c.  (    ) à vara
d. (    )  ao manguezal

––––––   Leia o texto abaixo:   ––––––––

Descrição: http://imageshack.us/a/img821/5338/omundodelelocagraudoadj.jpgResponda as questões 4 e 5.

–––––––––   QUESTÃO 04   ––––––––––

Respectivamente no 1º e 2º balão temos os seguintes graus de adjetivo:

a.  (    ) inferioridade e superioridade
b.  (    )  superioridade e superioridade
c.  (    ) superioridade e inferioridade
 d. (    )  igualdade e inferioridade

 –––––––––   QUESTÃO 05   ––––––––––

No segundo quadrinho os graus usados são:

a.     (    ) superioridade – superlativo
b.     (    ) inferioridade – superlativo
c.     (    ) inferioridade – superioridade
d.     (    ) igualdade – superlativo



––––––   Leia o texto abaixo:   ––––––––
Baseado nesta imagem responda as questões 6, 7 e 8

–––––––––   QUESTÃO 06   ––––––––––
Todas as afirmativas sobre o sabão em pó Fofinho estão corretas, exceto (menos):

a.  (    ) é melhor e maior
b.  (    ) é mais barato
c.  (    ) tem mais amaciante
 d. (    ) limpa mais

 –––––––––   QUESTÃO 07   ––––––––––

De acordo com este texto o(s) grau(s) de adjetivo usado é(são):

a.  (    ) superioridade e igualdade
b.  (    ) apenas superioridade
c.  (    ) inferioridade e superioridade
 d. (    ) apenas inferioridade

 –––––––––   QUESTÃO 08   ––––––––––

Em que opção abaixo a frase “ O sabão em pó Fofinho limpa mais do que os outros” está no grau comparativo de igualdade.

a.  (    ) O sabão em pó Fofinho limpa menos do que os outros.
b.  (    ) O sabão em pó Fofinho limpa tanto quanto os outros.
c.  (    ) O sabão em pó Fofinho não limpa igual mas limpa bem.
 d. (    ) O sabão em pó Fofinho limpa bem mais que os outros.

 –––––––––   QUESTÃO 09   ––––––––––
(Fatec-SP) Indique a alternativa em que não é atribuída a ideia de superlativo ao adjetivo:
a.(    ) É uma ideia agradabilíssima.
b.(    )Era um rapaz alto, alto, alto.
c.(    ) Saí de lá satisfeito.
d.(  ) É uma moça assustadoramente alta.
 –––––––––   QUESTÃO 10   ––––––––––
Nas expressões:

1.      “Esta política econômica é tão perversa quanto ineficiente.”
2.      “Seu filho é  mais dedicado do que o seu sobrinho.
3.      “ Meu trabalho é menos cansativo do que monótono.”

Desta forma, temos em sequência os seguintes graus comparativos:

a.     (    ) superioridade – inferioridade-igualdade
b.     (    ) inferioridade –igualdade-superioridade
c.     (    ) inferioridade –inferioridade-igualdade
d.     (    ) igualdade – superioridade-inferioridade

–––––––––   QUESTÃO 11   ––––––––––
Complete com mas ou mais:

I. Ele foi, _________ a filha ficou.
II.  Sou apaixonado por uma garota, _______ ela não me dá bola.
III. Estude ______ e passará no vestibular.
IV.  O ferro é ________ barato que o ouro.
Agora assinale a sequência correta que você preencheu as lacunas:

a. (    ) mais, mas, mais, mas
b. (    ) mas, mas, mas, mais
c. (    ) mas, mas, mais, mais
d. (    ) mais, mais, mas, mas


–––––––––   Leia o texto e responda   ––––
–––––––––   as questões 12 E 13   ––––––

Descrição: http://2.bp.blogspot.com/-jU3yCrPdjM0/T3prSfXqLNI/AAAAAAAAADY/8maDt1JFzG8/s1600/M%C3%B4nica_mais+e+mas.jpg

–––––––––   QUESTÃO 12 ––––––––––

Observe as palavras em destaque nas falas da Mônica transcritas a seguir:
“Sete e sete são quatorze, com MAIS sete vinte e um...”
“ Tenho sete namorados, MAS não gosto de nenhum!”
Assinale a alternativa que relaciona os termos grifados do forma correta:
a. (   ) Na primeira frase o termo grifado está relacionado a quantidade (contrário de menos) . Na segunda frase, o termo pode ser substituído pela palavra “porém”.
b. (   ) Nas duas frases, os termos podem ser substituídos pela palavra “porém”.
c. (    ) Na primeira frase o termo grifado pode ser substituído pela palavra “porém”. Já na segunda frase, está relacionado a quantidade (contrário de menos) .
 d. (   ) Em ambas as  frases os termos grifados estão relacionados a quantidade (contrário de menos) .


––––––––   QUESTÃO 13 ––––––––––


Analisando o texto acima podemos afirmar que:
a. (    ) O texto é uma narrativa, com conteúdo humorístico, escrito em discurso direto.
b. (    ) O texto é jornalístico, escrito em versos, com conteúdo informativo.
c. (    ) O texto é descritivo, com linguagem extra-verbal e conteúdo científico.
d. (    ) O texto  é uma narrativa, com conteúdo humorístico, escrito em discurso indireto.

–––––––––   QUESTÃO 14 ––––––––––

A graça do texto deve-se ao fato de:

a. (    ) Zezinho ser um bom aluno e querer agradar sua professora.
b. (    ) Zezinho  ser esperto ao fazer uma pergunta à professora que o favoreceu.
c. (    ) Zezinho não ter feito a lição de casa.
d. (    ) Zezinho não ser castigado porque a professora é boazinha.
–––––––––   QUESTÃO 15 ––––––––
 De acordo com os conceitos anteriores, complete as frases com:
“Por que, porque, por quê, porquê”

a) _______ele se chama ossinho da sorte?
b) Bidu, _______ele se chama ossinho da sorte?
c) _______é muita sorte encontrar um ossinho.
d) Ossinho da sorte ________?
e) Bidu explicou o ________ da sorte. = o motivo)
f) Explique-me os _________da briga.


A resposta correta é?

a) (    ) Porque, Por que, por que, porquê, o porquê, os por quês.

b) (    ) Por que, Por que, porque, por quê, o porquê, os porquês.
c) (    ) Porquê, porque, por que, porquê, porquês, porques.
d) (    ) Nenhuma das alternativas.
–––––––––   QUESTÃO 16 ––––––––––

 Todas as palavras abaixo estão escritas de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, exceto:

a. (    )Psicologia
b. (    )Freguesia
c. (    )Chafariz
d. (    ) Comprenção 



–––––––––   BOA PROVA! ––––––––––

Nenhum comentário:

Postar um comentário