Exercícios de Verbos 5º ano

 

1. Passe as frases para o pretérito imperfeito (no caderno):

 

O pai chegou pouco depois da oito.

O homem deixou o livro de lado.

Cecília e Marcos colocaram o cotovelo na mesa e soltaram lágrimas de tanto rir.

Eu gostei das histórias que mamãe me contou.

 

2.  Passe as frases para o pretérito perfeito (no caderno):

 

Ana passava a mão na cabeça do menino.

Fábio corria pelo corredor.

Mamãe e papai não falavam nem sim nem não.

Eu precisava decidir rapidamente.

 

3.  Os fatos abaixo foram narrados no tempo passado. Reescreva-os no tempo presente (no caderno):

 

            Um mosquito pousou no chifre de um touro e lá ficou por muito tempo. Depois voou e perguntou ao touro:

-          O meu peso não o incomodou?

 

4. Complete as frases empregando o verbo no futuro do pretérito:

 

A - Se não tivesse chovido, os agricultores _________ (Ter) perdido toda a plantação.

B - Com certeza eu ____________________ (ajudar) a você, se conhecesse o assunto.

C - Por favor, você _________________ (ler) este texto por mim?

D - Todos _________________ (continuar) jogando, se houvesse mais tempo.

 

5. Dê o tempo em que se encontram os verbos destacados, marcando:

 

(1) presente       (2) pretérito perfeito   (3)pretérito imperfeito    (4) futuro do presente

 

a)    O homem sentou-se    ) do outro lado da mesa.

b)    Eu farei    ) o café e você varrerá (    ) a cozinha.

c)    A menina vivia (    ) preocupada.

d)    O menino dorme    ) no sofá da sala.

e)    Você pensou     ) numa solução?


6. Passe as frases para o tempo presente:

 

Eu entrei em casa.

Fechou os olhos com força.

Eu ficarei aqui sozinho.

 

7. Escreva os verbos nos tempos pretérito perfeito e pretérito imperfeito:

 

Ele sente fome.

Ouvem a algazarra dos pardais?

Este cachorro late muito forte.

Eu garanto isso.

 

8. Leia o texto abaixo e circule os verbos:

O pijama de Jaime

 

    Jaime deu uma beijoca em Júlia e disse:

    – Meu pijama se sujou de suco de caju.

    Júlia lavou o pijama, e ele ficou com jeito de novo.

    Jaime disse:

    – Júlia, meu pijama ficou joia! Não vou deixá-lo sujar mais.

    – Está bem, Jaime.

Graça Boquet

Comentários