GRAU DO ADJETIVO - CONCEITO

 

GRAU DO ADJETIVO


Quando se quer comparar ou intensificar as características de um substantivo, os adjetivos sofrem variação de grau. Temos:



 


GRAU COMPARATIVO     E        GRAU SUPERLATIVO

 

Grau comparativo:

 

O grau comparativo pode ser de igualdade, superioridade ou de inferioridade:

Grau comparativo de igualdade:

Mariana é tão estudiosa quanto sua irmã.
A professora é
tão exigente quanto minha mãe.

Grau comparativo de superioridade:

Seu cachorro é mais dócil que o meu.

O celular do meu pai é mais novo do que o da minha mãe.

 

Grau comparativo de inferioridade:

Somos menos agressivos do que eles.

Sou menos habilidoso que Joaquim

 

Grau superlativo

O superlativo expressa qualidades num grau muito elevado ou exagerado.

Exemplos:    Este vestido que Carol ganhou é belíssimo.

Nós tivemos uma tarde agradabilíssima.     

 O carro do meu pai é novíssimo.

Caixa de Texto: Ágil = agílimo
Difícil = dificílimo
Frágil = fragílimo
Alto = altíssimo
Baixo = baixíssimo
Feio = feiíssimo
Útil = utilíssimo
- Capaz = capacíssimo
- Feliz = felicíssimo
- Feroz = ferocíssimo
- Veloz = velocíssim

Outros exemplos de adjetivos no grau superlativo:

Fraquíssimo = fraco

Terribilíssimo = terrível

Calmíssimo = calmo

Cheíssimo = cheio

Pouquíssimo = pouco

Agilíssimo = ágil

Dulcíssimo = doce

Belíssimo = belo                                                                                                                                           

 

Comentários